Projetos
"O Conhecimento pronto estanca o saber e a dúvida provoca a inteligência ”
Vygotsky
START SMART
O brincar na BNCC é combinado como direito basal e recurso de incremento da criança.
Nos díspares campos de conhecimentos, o brincar surge como abordagem vivencial a ser trabalhada de forma intencional e organizada pelo professor, já que a brincadeira é intercessora de aprendizagens significativas e assim se faz em todo o processo de aprendizado.
Na BNCC, a literatura envolve a formação dos leitores-fruidores, categoria definida nos seguintes termos:
“Para que a função utilitária da literatura – e da arte em geral – possa dar lugar à sua dimensão humanizadora, transformadora e mobilizadora, é preciso supor – e, portanto, garantir a formação de – um leitor-fruidor, ou seja, de um sujeito que seja capaz de se implicar na leitura dos textos, de “desvendar” suas múltiplas camadas de sentido, de responder às suas demandas e de firmar pactos de leitura.” (BNCC, Linguagens, Língua Portuguesa, Ensino Fundamental)
Descritivo do projeto
Motriz - Pensamento Computacional
Desenvolvendo habilidades como resolução de problemas, raciocínio lógico e criatividade, por meio do ensino do pensamento computacional o projeto transforma a sala de aula em um ambiente de aprendizagem, promovendo o pensamento crítico e criativo dos alunos com atividades relacionadas à: Uma nova forma de viver, comunicar, ensinar e aprender. Baseado na Educação 5.0, o Motriz veio para integrar o pensamento computacional, a programação, a prototipagem, a robótica e outras tecnologias nas salas de aula, criando ambientes inovadores, que favoreçam o desenvolvimento de projetos e aproximem os alunos dessa realidade tecnológica.
CULTURA MAKER, PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA, PROTOTIPAGEM
Competências Gerais da BNCC O Pensamento Computacional é abordado no documento Computação na Educação Básica - Complemento à BNCC (mec.gov.br), homologado em 3/10/2022, como sendo os métodos científicos utilizados na computação para analisar, resolver e automatizar problemas e soluções. Na prática, o Motriz ensina as técnicas intelectuais para que os alunos consigam resolver os desafios de sua vida de forma mais eficiente. Além de ser alinhado com a BNCC, o projeto destaca a experiência da equipe responsável na aplicação de tecnologias educacionais